Versículo Do Dia

"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" Efésios 3:20-21

Parados no Caminho… Recomece!

caminhoNão é novidade que a vida cristã é difícil, que o caminho é estreito e que vamos encontrar dificuldades no percurso. O próprio Jesus nos alertou sobre isso várias vezes. Mas Ele nos prometeu que estaria conosco até o fim.
Amigo(a), muitas vezes chegamos a um ponto da vida em que pensamos que está tudo perdido, e que não teremos condições de prosseguir, então estacionamos. A partir daí, entramos em um estado de decepção conosco mesmo, de depressão e nostalgia. Passamos a viver de lembranças do passado, de quando a presença de Deus causava em nós uma sensação de invencibilidade, de vitória constante, de gozo na alma. É doloroso cada dia, cada instante, cada amanhecer. Perdemos a esperança e a fé de que as promessas que Deus nos fez irão se cumprir. Neste momento, o inimigo lança setas em nossa mente para nos fazer sentir pior e achar que não há solução para nós e que o melhor é abandonar a Cristo. Se isolar dos irmãos e perder o ânimo de ir à igreja são outros sinais de que as coisas não estão mesmo bem. Muitos ainda conseguem disfarçar o seu estado interior e continuam com um sorriso no rosto, como se nada estivesse acontecendo. Outros não têm a mesma força e deixam transparecer o que está por dentro, se tornando pessoas tristes e amargas. A vida perde o sentido, a cor, a alegria.
Deus, porém, continua no mesmo lugar sussurrando em nossos ouvidos que Ele não nos abandonou. Mas a tristeza e decepção são tais que nos impedem de crer nisso. Até entendemos e sabemos que é verdade, mas a Palavra não atinge o coração, endurecido com tanta dor. Adorar? Louvar? Orar? Não há forças, não há motivo – ou pelo menos achamos que não. Tenho experiência nisso e sei que não é fácil abrir a boca e cantar e adorar a Deus quando o nosso coração está angustiado. Mas estas são as únicas coisas que Deus quer que façamos em meio a esse tormento.
Reconhecer que falhamos e pensar na hipótese de um futuro erro nos assusta. Olhar para a nossa fraqueza, para as nossas falhas é a pior coisa a se fazer, pois é o que nos impede de continuar a caminhar.Imaginem o nosso irmão Pedro que negou Jesus depois de ter sacado a espada da bainha para tentar impedir os soldados que foram prender o Mestre. Creio que ele passou por esse momento, e imagino o que passou em sua cabeça após a morte de Jesus. Pensamentos de fracasso, sentimentos de que ele nunca mais seria capaz de estar com o Senhor novamente. Também penso em Davi quando matou um homem para cometer adultério com sua esposa. O grande Rei Davi, cujo exército era temido pelos inimigos. O homem que foi tirado do pastoreio de ovelhas e se tornou rei do maior exército da terra se rendeu à carne a esse ponto.
Também penso que entre seu pecado até a hora em que o profeta Natã lhe revela seu erro, ele também se entristeceu e quis parar. Também posso citar o exemplo clássico do profeta Elias, grande homem de Deus que fazia sinais grandiosos – fazia fogo cair do céu e matar profetas de Baal, ou fogo cair e consumir holocausto molhado. Este mesmo homem teve medo de prosseguir e até quis a morte, tamanha sua angústia diante da dificuldade. Oh irmã(o), mas basta um desabafo com o Pai. Basta um pedido de perdão. Basta olhar para o alto de onde vem o nosso socorro (Sl 121:1). Basta confiar mais uma vez para que as nuvens espessas se vão e passemos a enxergar o horizonte e voltarmos a receber em nosso coração a Palavra que arde e nos consome.
Levante do pó e siga em frente porque Deus é quem nos capacita. É Ele que luta por nós, não estamos sozinhos – não temos mesmo capacidade pra fazer nada sozinhos. Vamos de uma vez por todas entender que olhar para nós mesmos, ficar lamentando sobre nossas dificuldades só nos manterá prostrados no chão. Reconheça a força Dele na sua fraqueza e recomece a obra que você parou. Recomece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário