Criou Deus o homem à sua imagem, à
imagem de Deus o criou.
Gênesis 1.27
O clímax da
atividade criativa de Deus foi o aparecimento dos seres humanos, e a forma como
o Gênesis expressa este clímax é descrevendo-os como tendo sido criados “à imagem de Deus”. Porém, os
estudiosos não conseguem chegar a um consenso em relação ao significado da
imagem divina nos seres humanos.
Alguns consideram que ela significa que os seres humanos são representantes de
Deus, exercendo domínio sobre o restante da criação em seu lugar. Outros
concluem que a imagem de Deus se refere ao relacionamento especial estabelecido
entre Deus e os homens.
Mas, se
observarmos esta expressão tanto no contexto imediato de Gênesis quanto na
perspectiva mais abrangente das Escrituras, parece ficar claro que ela se
refere a todas aquelas qualidades ou capacidades humanas que nos diferenciam
dos animais e nos aproximam de Deus.
Quais são essas qualidades?
A primeira
delas é que, como seres humanos, somos racionais e temos consciência de nós
mesmos.
A segunda é
que somos seres morais; temos uma consciência que nos conclama a fazer o que
percebemos como certo.
A terceira é
que somos criativos, tal como o nosso Criador, capazes de apreciar aquilo que é
belo aos ouvidos e aos olhos.
A quarta é que
somos seres sociais, capazes de estabelecer com outras pessoas relacionamentos
verdadeiros de amor, pois Deus é amor e, ao nos fazer à sua imagem, ele nos deu
a capacidade de amá-lo e de amar aos outros.
Por último,
temos uma capacidade espiritual que nos faz sentir fome de Deus.
Assim, somos
os únicos seres capazes de pensar, escolher, criar, amar e adorar.
Infelizmente, precisamos acrescentar que a imagem de Deus em nós foi
desfigurada, do mesmo modo que nossa humanidade foi contaminada pelo egocentrismo.
A imagem de Deus, no entanto, não foi destruída. Pelo contrário, tanto o Antigo
quanto o Novo Testamento afirmam que os seres humanos ainda carregam em si a
imagem de Deus e por essa razão devemos respeitá-los.
O caráter
sagrado da vida humana se origina do valor que decorre da imagem de Deus (9.6).
Os seres
humanos são seres parecidos com Deus. Eles merecem ser amados e servidos.
Porque toda a natureza, tanto de
bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e
foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal
que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a
Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De
uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se
faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e
água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a
videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Tiago 3:7-12.
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