Versículo Do Dia

"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" Efésios 3:20-21

Humildes como Jesus

cálice
Toda a Bíblia fala sobre a humildade. Deus nos chama inúmeras vezes ao arrependimento, ou seja, reconhecer que estamos errados e tomar uma atitude correta. Isso em si já é uma demonstração de humildade. Mas existem outras formas de mostrar essa virtude. Se dizemos que somos cristãos, então precisamos deixar a nossa humildade transparecer.
Outro dia escrevi sobre o orgulho, o oposto da humildade. De fato, não tem como falar de um, sem mencionar o outro – são como gêmeos em novelas: o gêmeo bom e o gêmeo mau. Para sermos humildes, devemos rejeitar toda ação que seja orgulhosa. É bom entendermos uma coisa: humildade não tem nada a ver com falta de dinheiro. Já ouvi muitas vezes as pessoas dizerem “Fulano é muito humilde” só porque a pessoa não tinha uma condição econômica muito boa. Já conheci muitos ricos que são humildes. Também já conheci pessoas pobres, porém arrogantes. O engraçado é que me irrita mais ver uma pessoa pobre arrogante do que um rico assim. Parece que não combina, pois geralmente a pessoa arrogante gosta de ostentar algo que tem.
Humildade, então, tem a ver com o caráter da pessoa. É quando a pessoa que trata a todos com igualdade, independente de sua posição socioeconômica. Ser humilde é, mesmo tendo ou sendo muita coisa, não coloca nisso a sua vida e não se preocupa com sua imagem porque sabe que o que vale mesmo é o interior de cada um.
Jesus nos mostra que devemos ser humildes porque de tais é o Reino dos Céus. Ele veio como exemplo de humildade porque, mesmo sendo Deus, não veio para ser servido, mas para servir. De fato, Ele veio como exemplo de tudo em relação à nossa vida neste mundo e em relação à nossa vida com Deus. Ele pregou que devemos ser dependentes de Deus e obedientes às suas ordenanças.  Quando esteve na terra, Jesus era Deus em sua totalidade, mas deixou de lado a Sua glória para nos ensinar o caminho do Pai. Ele era e tinha tudo, mas se igualou a nós. Ainda sendo Deus, e tendo o direito de fazer o que quisesse, não fez nada para satisfazer Sua própria vontade, mas a vontade soberana de Seu Pai. Você sabia que Jesus poderia ter desistido de morrer na cruz se quisesse? Veja a oração dEle em Mateus 26:39:
Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
E assim, Jesus levou até o fim a sua obediência a Deus, que foi o que O enviou. Não que Deus O tivesse obrigado a fazer isso, mas Ele cumpriu o desejo do Pai de nos ter de volta ao caminho da salvação. E a única maneira que houve foi entregando Sua vida para pagar os pecados da humanidade.
A Bíblia nos ensina a sermos humildes sempre, pois Deus resiste aos soberbos. Reconhecer que somos falhos, pecadores, miseráveis e que somente o Senhor é que torna alguma coisa deve ser uma atitude constante na nossa vida. Entretanto, temos que ter cuidado para não cairmos na falsa humildade, que acontece quando alguém fica sempre se fazendo de pobrezinho, geralmente para esconder algo, ou para ser o centro das atenções e fazer as pessoas sentirem pena dele. Assim, para cultivar a humildade, devemos sempre nos lembrar de onde o Senhor nos tirou e o que Ele tem feito em nós. Quando formos tentados a nos orgulhar, precisamos pedir socorro a Deus para guardar o nosso coração. Fuja dos elogios demasiados – aqueles que vêm quando você sabe que não merece. Que o Espírito Santo possa colocar em nós o caráter e a mente de Jesus para agirmos como Ele agiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário